Ações das empresas pesquisadas


ViaQuatro


Na ViaQuatro são realizadas as seguintes ações sociais externas, sendo elas ligadas ao
objetivo sustentável de desenvolver projetos de preservação ao meio ambiente e a
qualidade de vida da população, por isso alguns projetos estão em desenvolvimento,
assim, ações mensais são aplicadas nas estações da linha amarela:

• “Uso consciente do elevador”;
• “Vergonha tem que ter o abusador”;
• “Cidadania nos elevadores da ViaQuatro”;
• “Segurança ao digitar no celular”;
• “Segurança, atenção com as crianças”;
Campanhas educativas da ViaQuatro, sendo as principais:
• “Atitude Cidadã – Assentos (Ofereça seu lugar para que mais precisa)”;
• “Combate ao Aedes Aegypti (No verão, as desinsetizações são feitas 
mensalmente)”;
• “Campanha do Agasalho (realizado no inverno de 2016)”;
• “Outubro Rosa na ViaQuatro (Vídeo passado durante a campanha para 
conscientização das mulheres)”;
• #Chegadetrabalhoinfantil (Desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho)”




Em ações internas existem os seguintes projetos:

• Coleta Seletiva: A ViaQuatro tem lixeiros separando os resíduos recicláveis, que ficam 
em diversos lugares dentro das estações da linha 4. Nas próprias estações esses 
resíduos são separados e levados para empresas que fazem projetos com 
produtos/materiais recicláveis.
• Sipatma: Projeto desenvolvido para os colaboradores referente as práticas de 
segurança ao trabalho. Realizando atividades que avaliam, verificam e aplicam a 
prevenção de acidentes de trabalho e até doenças ocupacionais.
• Bicicletários: Existe uma burocracia positiva quanto aos ciclistas. É necessário que ele 
faça um pré-cadastro com dados pessoais e aceite os termos de uso, essa primeira 
parte é realizada no site. Para efetivar o cadastro, o ciclista deve ir a um dos 
bicicletários da linha 4 amarela com comprovação do pré-cadastro.

A empresa ViaQuatro possui diversos projetos sociais, entre eles a prevenção contra o suicídio. Contando com parcerias de algumas ONG's, no mês de setembro chama voluntários para atendimento aos passageiros que quiserem dialogar sobre seu estado emocional, os voluntários ficam a disposição para escutar quem sentir a necessidade de conversar, dando apoio emocional. Pensando também nos seus usuários, a ViaQuatro possui portas de segurança nas plataformas de todas as estações, assim aumentando a segurança e prevenindo incidentes nas vias, inclusive servindo de inspiração para outros países, como o Japão, que também adotou esse método em suas estações já pensando nas olimpíadas de 2022 que acontecerá no país. 

Atualmente, o suicídio é a principal causa de morte entre jovens de 15 e 19 anos. A grande maioria das mortes causadas por suicídios podem ser evitadas com diálogos sobre o assunto. Por isso a importância de empresas desse nível pensar na prevenção do suicídio, assim tornando a empresa socialmente responsável tendo solidariedade com seus usuários e gerando um grande impacto na sociedade, pois cada ação social que a empresa cria, gera uma grande visibilidade inclusive gerando lucros para ela. 

O motivo para o uso de um serviço, além de sua qualidade como mercadoria, é a
segurança de seus usuários. Uma empresa segura garantirá visibilidade e terá preferência
no mercado, além da geração de empregos para as áreas de Psicologia e Psiquiatria. Ser
uma instituição além do transporte público é garantir o bem das pessoas que colaboram
indiretamente com ela e viabilizar uma imagem de endomarketing para os colaboradores

diretos.


CPTM



A CPTM no decorrer de sua história tem se mobilizado para oferecer a seus usuários não só um transporte de qualidade, mas também tem adotado estratégias e campanhas que tem por objetivo trazer mas conforto, comodidade, segurança e também conscientizar seus passageiros sobre assuntos diversos. Operar com milhões de passageiros todos o dias requer muitos cuidados, mas também seu modo de operação pode ser um veículo propagador de informações e oferecimento de ações sociais como as campanhas de vacinação que será a ação social desta empresa a ser abordada.

O estado de São Paulo tem passado por alguns problemas que envolvem a saúde um deles é a febre amarela, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti o mesmo transmissor da dengue. Com isso, o Estado tem investido em campanhas de vacinação para controlar este problema e juntamente com a companhia paulista de trens metropolitanos, disponibilizaram aos usuários este serviço, tornando-o mais acessível a muitas pessoas que devido a rotina não possuem tempo disponível para se vacinar e isso teve grande relevância devido a grande quantidade de usuários que utilizam os serviços de trens. Muitas estações disponibilizaram tal serviço como a estação Itaim paulista, Tamanduatéi, Brás, Tatuapé, Villa Lobos, São miguel Paulista, entre outras estações com maiores circulações de usuários.

A CPTM tem buscado oferecer aos usuários um serviço de melhor qualidade, por mais que o mesmo ainda não seja pleno, se comparamos as antigas administrações os serviços evoluíram muito, seja na area da saúde, na conscientização sobre abusos sexuais, preconceitos, poluição, segurança, entre outros aspectos que possuem impacto direto em seus usuários. As campanhas de vacinação demonstram a evolução de um serviço, a inovação da utilização de seus espaços, bem como, uma atividade que tem por objetivo promover o bem estar da sociedade.




















As ações sociais e culturais da CPTM têm como objetivo valorizar a diversidade da arte no Brasil, estimular a criatividade, a reflexão e conectar a marca da Companhia à mobilidade, arte, cultura, educação, saúde, cidadania, modernidade, sustentabilidade, inclusão e participação social.

  Ações futuras ainda não foram divulgadas, mas já ocorreram alguns eventos esse ano, como:


  • . No dia 30 ocorreu a exposição “Mulher em Foco” na estação Tamanduateí, a exposição exibiu o universo feminino de várias formas, através de caricaturas de mulheres conhecidas, como as cantoras Beyoncé e Amy Winehouse com o intuito de ressaltar a força da mulher trabalhadora.

  • . Com o objetivo de detectar e prevenir câncer bucal, quem utilizou a Estação Mogi das Cruzes, que atende a Linha 11-Coral, teve a oportunidade de realizar exames bucais, das 8h às 11h no dia 30.

  • Além disso, os voluntários orientarão os passageiros sobre a higienização e os cuidados com a boca. Aqueles que apresentaram alguma alteração foram encaminhados para tratamento gratuito. A ação foi uma iniciativa da Universidade Braz Cubas e Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos.

  • Já na estação São Miguel Paulista, que atende a linha 12-Safira, das 9h30 ás 13h, foram realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

  • Os passageiros também poderão receber orientação nutricional e sobre a saúde bucal, com o objetivo de promover hábitos saudáveis e melhorar a qualidade de vida. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura da Cidade de São Paulo que conta com o apoio da CPTM.

  • . 5 de maio foi comemorado o Dia Internacional da Língua Portuguesa no Brasil. Para celebrar a data, o Museu da Língua Portuguesa promoveu diversas atividades no saguão da Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi e 11-Coral, entre os dias 5 e 7 de Maio. 

  • Com o tema “Museu, Escola e Território”, quem passou pelo local durante nestes três dias aproveitou uma programação exclusiva, que contou com apresentações musicais, slam (poesia falada), teatro, oficinas de texto, contação de história, além de outras atividades.

  • . Quem passou pela estação Suzano, que atende a linha 11-Coral (Luz – Estudantes), teve a oportunidade de se inscrever em diversos cursos da ETEC (Escola Técnica Estadual) da cidade. A ação aconteceu entre os dias 7 e 15 de Maio, das 16h ás 18h30.
  • Os cursos técnicos disponíveis eram  técnicos em administração, comércio, contabilidade, enfermagem, guia de comércio, química e secretariado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução

Considerações